LIVRO “O CRM NO CONTEXTO DA CIÊNCIA ​DO CONSUMO”

O livro propõe novos pontos de vista aos varejistas, quanto a gestão de clientes, quanto a busca pela personalização e pelos resultados efetivos e consistentes.

Autor: Fernando Gibotti

 
 

 O CRM no contexto da Ciência do Consumo

Há algumas décadas, o desenvolvimento tecnológico trouxe diversas ferramentas para auxiliar, facilitar e agilizar o dia a dia das empresas, em especial o varejo. Uma dessas ferramentas, o Customer Relationship Management – CRM, ou melhor o Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor, teve a adesão de grande parte dos varejistas. Um avanço para conhecer e entender o seu público, mas ainda hoje muitos não extraem os resultados esperados a partir da ferramenta ou não acompanham a acelerada mudança de comportamento dos clientes, principalmente porque estes buscam cada vez mais a personalização.

O que falta? Por que isso ocorre? Para dar uma nova visão à gestão de clientes, o livro de Fernando Gibotti aprofunda o conhecimento não somente sobre os clientes, mas sobre como são utilizadas as ferramentas de gerenciamento, e como a integração de ambos pode trazer resultados além dos esperados.

Segundo o especialista em Inovação Edmar Bulla, que assina o prefácio da obra, aplicar ciência ao varejo é questão e sobrevivência dos negócios, porque superada a capacidade de armazenar e processar dados o desafio é extrair propostas únicas de valor para o cliente.

 O Livro "O CRM no Contexto da Ciência do Consumo", escrito por Fernando Gibotti, faz parte da Coleção Varejo em Foco que reúne temas centrais para um varejo de vanguarda.

Fernando Gibotti

Doutor em Computação Aplicada pela INPE, Fernando Gibotti, é Fundador da Bnex. Apaixonado pela tecnologia, varejo e ciência do consumo, o empresário busca cada vez mais alinhar suas paixões para construir soluções inteligentes e eficientes para a cadeia de valor do varejo e da indústria. Tem como filosofia de vida dividir para ampliar. Assim conduz as empresas do grupo e também o conhecimento por elas gerado. Gibotti é movido por novidades, aprendizados, muita troca profissional e histórias de vida.

 Coleção Varejo em Foco

Coleção Varejo em Foco traz oito livros escritos por especialistas renomados em suas respectivas áreas. Os assuntos vão de estratégia das empresas à gestão de: pessoas, precificação, clientes, espaço em loja e chegam a temas que tratam da operação no pós-pandemia e sobre as próximas gerações de clientes, o omnishopper.

 Temas que compõem a coleção:

 

Fernando Gibotti

“O CRM no Contexto da Ciência do Consumo”
O livro propõe novos pontos de vista aos varejistas, quanto a gestão de clientes, quanto a busca pela personalização e pelos resultados efetivos e consistentes. Prefácio assinado por Edmar Bulla (Grupo Croma).

Hugo Bethlem

"A estratégia do Varejo sob a ótica do Capitalismo Consciente”
O livro mostra que o modelo de negócio “ganha-ganha-ganha” é possível, e tem ressonância no mundo e no País, principalmente no segmento varejista. Prefácio assinado por Abilio Diniz (Península Participações).

Fatima Merlin

“Varejo Conectado – Decisões orientadas por dados”
Foi-se o tempo em que só o ‘feeling’ do dono ditava as estratégias de uma empresa, hoje para atingir os resultados almejados e ter uma gestão consistente é preciso algo mais: informação, análise estratégica e ação, e em todas as áreas. Prefácio assinado por Eduardo Terra (SBVC).

Cidinha Fonseca

“Pense Grande – Pense Pessoas”

O livro aborda os desafios geracionais e como empresas de vanguarda colocam as pessoas em primeiro plano. Prefácio assinado por Flávio Rocha (Grupo Guararapes).

 

Leandro Oliveira

“Gestão de Pricing – Precificação Estratégica & Rentabilidade”
Quantas variáveis impactam a formação de preço de um serviço ou de um produto? O livro mostra o quanto a área de pricing pode e deve ser uma das mais estratégicas de uma empresa. Prefácio assinado por Frederico Zornig (Quantiz).

Raphael F. Costa

“A sua gôndola estica?”

O livro traz dicas sobre como ter uma exposição de produtos sob medida para sua loja e seu cliente. Prefácio assinado por Olegário Araújo, (FGVCev).

Daniele M. Motta

“Jornada Omnishopper”

Há alguns anos o omnichannel passou a fazer parte do vocabulário e dos negócios da indústria e do varejo, agora é preciso se preparar para entender quem é o omnishopper. Prefácio assinado por Maurício Morgado (FGVCev).

Irineu Fernandes

“Os rumos do Varejo no século XXI – Pandemia e transformação”
O livro propõe reflexão sobre os desafios operacionais do varejo na pandemia e faz reflexão aprofundada sobre o futuro que o aguarda. Prefácio assinado por João Carlos de Oliveira (GS1 Brasil)